Amphilóquio Guarisi Marques ( Filó ) São Paulo, 26 de Dezembro de 1905 São Paulo, 08 de Junho de 1974
Anfilóquio Guarisi Marques, nascido em São Paulo, em 26 de dezembro de 1905, era filho de Manuel Augusto Marques, que foi o segundo presidente da Portuguesa. O ponta estreou na Portuguesa em 30 de abril de 1922, na derrota de 2 a 0 para o Paulistano. A Portuguesa jogou com: Mesquita, Remo e Gaúcho; Meirelles, Aloya e Canhoto; Filó, Salerno, Dino, Coelho e Mancuso. Foi o recordista de gols numa só partida, no Campeonato Paulista de 1924. No empate contra o Brás em 5 a 5, Filó foi o autor dos cinco gols.
Ainda em 1924, no dia 9 de novembro, estreou na seleção paulista e marcou dois gols na vitória de 5 a 0 sobre a seleção paranaense.
Em 28 de novembro de 1924, disputou seu último jogo pela Portuguesa. O time perdeu para o Paulistano por 4 a 1 e jogou com: Mesquita, Fonseca e Gaúcho; Eduardo, Patti e Canhoto; Filó, Miguel, Perez, Bassani e Passos.
Transferiu-se para o Paulistano em 1925 e, já no dia 10 de fevereiro, viajava para a Europa. Em 15 de março de 1925, foi autor de um dos gols na vitória de 7 a 2 do Paulistano sobre a Seleção da França.
Estreou na seleção brasileira em 6 de dezembro de 1925, marcando um dos gols na vitória de 5 a 2 sobre o Paraguai. O Brasil jogou com: Tuffy, Penaforte e Clodô; Nascimento, Floriano e Fortes; Filó, Lagarto, Friedenreich, Nilo e Moderato.
Chegaria a jogar outras quatro partidas pela seleção. Defendendo o Paulistano, conquistou os Campeonatos Paulistas de 1926 (quando foi o artilheiro do campeonato com 16 gols), 1927 e 1929, pela Liga dos Amadores de Futebol (LAF). Em 1929, foi também campeão pelo Corinthians, que disputava o campeonato pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA). Naquela época, havia duas ligas de futebol em São Paulo. Jogando pelo Corinthians, conquistou ainda os campeonatos de 1930 e 1937. Seu último título paulista foi em 1940, pelo Palestra Itália. Foi contratado pela Lazio de Roma em 1931. Na temporada 1933/34 disputou 33 partidas e marcou 12 gols. Em 1934, Filó, que tinha mãe italiana, naturalizou-se e defendeu a Squadra Azzurra na Copa do Mundo, sendo conhecido como Guarisi. Tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial de futebol. Aliás, nessa copa o Brasil disputou apenas uma partida e perdeu para a Espanha por 3 a 1. "Guarisi" atuou na estreia contra os Estados Unidos. Vitória italiana por 7 a 1. Faleceu em São Paulo, em 8 de junho de 1974.
INFORMAÇÕES PESSOAIS:
TÍTULOS
ARTILHARIA
Filó de joelhos no gramado
Créditos: Museu Histórico da Portuguesa de Desportos
( Dr. Eduardo de Campos Rosmaninho )
Créditos: www.it.wikipedia.org
|
Créditos: www.folhape.com.br
Equipe Club Athletico Paulistano que venceu o Stade Français por 3 a 1
Em pé: Antonio Prado Junior, Orlando Pereira, Amphilóquio Guarisi Marques (Filó), Mário Andrada e Silva, Arthur Friedenreich, Durval Junqueira Machado, Ernesto Pujol Filho (Netinho), Mariano Procópio e Juan Mestre Alijostes.
Agachados: Bartholomeu Vicente Gugani, Sérgio, Nondas, Júlio Kuntz Filho, Francisco Abate e Clodoaldo Calde
Créditos: www.dudelamonica.blogspot.com.br
FOTOS HISTÓRICAS DE AMPHILÓQUIO GUARISI MARQUES
``FILÓ´´ NA SELEÇÃO BRASILEIRA
Filó, Seleção Brasileira no Sul Americano de 1925
Créditos: www.baudofutebolce.wordpress.com
Filó no fundo a esquerda e Friedenreich no centro, em partida da Seleção Brasileira, em 1925
Filó - Seleção Brasileira no Sul Americano 1925
Créditos: Revista O Malho - 12.12.1925
Società Sportiva Lazio na temporada 1931-1932 que ficou conhecida como Brasilazio.
Filó é o terceiro jogador da esquerda para a direita
Créditos: www.palavra-acesa.blogspot.com.br
Créditos: www.almanaccogiallorosso.it
FOTOS HISTÓRICAS DE AMPHILÓQUIO GUARISI MARQUES
``FILÓ´´ NA SELEÇÃO ITALIANA
Escudo Seleção Italiana 1934 a 1938
Créditos: www.blog.dooblo.it
Créditos: www.konbini.com
Créditos: www.corriere.it
Filó é o sétimo jogador da esquerda para a direita
Créditos: www.gqitalia.it
Seleção da Itália na estreia da Copa do Mundo de 1934
Filó é o segundo homem agachado da esquerda para a direita
Créditos: www.palavra-acesa.blogspot.com.br
Créditos: www.fifa.com
Créditos: www.mondopallone.it
Créditos: www.mondopallone.it
Créditos: www.varienews.blogspot.com