CAMPEÕES 03



PORTUGUESA DE DESPORTOS VENCE,
CARIMBA FAIXA DO CORINTHIANS E FATURA O TROFÉU SÓCRATES
Convidada para a estreia do Corinthians no Pacaembu em 2012, em noite de homenagem a Sócrates, a Portuguesa venceu o amistoso por 1 a 0 e carimbou faixa de campeão brasileiro do time alvinegro. Diante de 10,5 mil torcedores, a Lusa faturou o Troféu Sócrates. O gol saiu no segundo tempo, aos 29min, quando os dois treinadores mandaram os reservas a campo.
Antes de a bola rolar, aconteceu mais um tributo ao ídolo, morto no dia 4 de dezembro, vítima de uma infecção generalizada. Emocionada, a viúva do ex-jogador, Kátia Bagnarelli, recebeu uma placa do Corinthians. Um padre rezou o Pai Nosso, um sambista da Gaviões da Fiel cantou o hino do clube e outro cantor ficou responsável pelo hino nacional. A torcida gritou “é Sócrates”.
Enquanto o Doutor foi ovacionado, Adriano foi xingado e os torcedores pediram para ele sair do Timão. Houve ainda a troca de faixas. Os corintianos receberam a de campeão brasileiro da Série A, e os atletas da Lusa, da Série B.
No primeiro tempo, os titulares da Portuguesa foram superiores e tiveram as melhores chances de gol. Os estreantes Rodriguinho e Vandinho apareceram sozinhos na cara de Julio Cesar, porém não souberam aproveitar. A melhor oportunidade esteve nos pés de Vandinho, que invadiu a área aos 29min e chutou em cima do goleiro corintiano, que saiu bem do gol, fechando o ângulo.
O camisa 1 alvinegro foi, inclusive, o principal nome da equipe de Tite. A defesa apresentou deficiências, principalmente na tentativa de fazer linha de impedimento. Por isso, os atletas da Lusa tiveram espaço nas proximidades da área.
No ataque, o Timão pouco criou. Willian e Emerson Sheik atuaram pelos lados, com Elton na função de pivô e Danilo como meio armador. Sheik foi quem mais procurou jogo e exigiu uma boa defesa de Wéverton, na melhor oportunidade corintiana.
“Se for analisar, tivemos mais chances de gol, e o time deles tem um contra-ataque rápido. Se fosse para sair um vencedor no primeiro tempo, acredito que seria a gente”, opinou Luis Ricardo, do time rubro-verde. Na volta para a etapa final, 22 novos jogadores foram a campo. Os comandados de Tite passaram a ter mais posse de bola, enquanto os de Jorginho exploraram o contragolpe.
O gol da vitória saiu aos 29min. Wilson Júnior cruzou da direita, a bola desviou na marcação e Bruninho falhou ao tentar o chute. Rafael Oliveira apareceu livre na segunda trave e completou para o gol vazio. Depois do gol da Portuguesa, o time de Parque São Jorge partiu para o ataque e teve três chances para igualar o placar. Na melhor delas, Vitor Júnior carimbou a trave, em um belo arremate da entrada da área.
PORTUGUESA DE DESPORTOS 1  X  0 CORINTHIANS
Corinthians
Júlio Cesar (Danilo Fernandes); Alessandro (Weldinho), Paulo André (Chicão), Leandro Castan (Wallace) e Fábio Santos (Ramon); Ralf (Edenílson), Paulinho (Ramirez) e Danilo (Vitor Júnior); Willian (Gilsinho), Elton (Bill) e Emerson Sheik (Jorge Henrique)
Técnico: Tite
Portuguesa
Wéverton (Rodrigo Calaça); Luis Ricardo (Ivan), Leandro Silva (Gustavo), Renato (Diego) e Marcelo Cordeiro (Raí); Boquita (Rogério), Léo Silva (Bruninho), Henrique (Maylson) e Edno (Jean Motta); Vandinho (Rafael Oliveira) e Rodriguinho (Wilson Junior)
Técnico: Jorginho
Data: 18/1/2012 (quarta-feira)
Local: Pacaembu (em São Paulo)
Gol: Rafael Oliveira, aos 29min do segundo tempo
Cartões amarelos: Julio Cesar, Ramon (C), Rogério (P)
Créditos: www.esporte.uol.com.br 
(  Carlos Padeiro do UOL )